Não espere que as oportunidades cheguem até você. Crie suas próprias chances de promover a sua carreira. Não ignore o valor de se manter atualizado, ter conversas construtivas e propor suas próprias ideias.

1. Leia as notícias

Pegue o jornal, leia notícias online, veja o noticiário, ouça rádio. Não importa o meio, apenas certifique-se de que não está sendo abastecido por fake news. Procure fontes confiáveis ​​e mantenha-se atualizado com o que está acontecendo no mundo, assim você será capaz de detectar as oportunidades que podem existir no cenário atual. Você pode também identificar pessoas e organizações para alcançar e identificar tendências para serem seguidas.

Por exemplo: você descobre que uma determinada empresa está aumentando seu foco em soluções de inteligência artificial (IA). Se você tem experiência no setor e está à procura de uma mudança de carreira, pode investigar essa organização em busca de um emprego. Manter-se atualizado é uma estratégia para crescer.

2. Tenha uma conversa construtiva

Entre em contato com pessoas que possam ajudá-lo a saber mais sobre algo que lhe interessa, seja sobre o seu cargo, área, organização ou setor. Aprenda. Quanto mais você souber, mais informações terá para tomar decisões no seu próximo passo.

Ao ter essa conversa, você perceberá que possui habilidades que se encaixam em outra função ou que tem interesse em aprender mais sobre determinada área. Expanda sua base de conhecimento e amplie seus horizontes e suas oportunidades com conversas diárias como essas.

3. Proponha uma ideia a alguém

Não espere que as oportunidades cheguem até você. Você deve criá-las. Ao ler as notícias e aprender com conversas com outros profissionais, há algo que lhe vem à mente sobre o que você poderia fazer? Em caso de resposta positiva, aproveite. Crie uma proposta. Sugira uma ideia.

Digamos que você saiba que uma revista impressa está procurando segmentar com mais eficiência o consumidor millennial. Se você é alguém desta geração ou um especialista, essa pode ser uma oportunidade para compartilhar seus conhecimentos e criar uma função para si.

É provável que as pessoas na empresa procurem alguém como você para preencher uma posição. Por isso, não permita que outra pessoa aproveite essa oportunidade. Chegue lá primeiro, fale e advogue a seu favor.

 

 

Com informações: Forbes Brasil