Se anos atrás a economia era baseada no consumo cada vez maior de bens e serviços, as tendências atuais apontam para outro tipo de comportamento. O uso eficiente e sustentável tem sido mais interessante para o mercado consumidor do que a produção e o consumo em massa.
Vários aspectos explicam essa tendência. O primeiro deles é a preocupação crescente com a sustentabilidade. Ora, consumir em massa não é o meio mais eficiente de distribuição dos produtos (gera muito desperdício). Também não ajuda na geração de bem estar social nem na conservação ambiental.
Desde a crise financeira de 2008, um modelo de negócio tem ganhado muita popularidade: a economia compartilhada ou economia colaborativa. Apesar da pandemia do novo coronavírus ter freado essa tendência, veremos nos próximos anos a retomada do seu crescimento.
O que é Economia Compartilhada?
Economia compartilhada é um modelo alternativo de distribuição de bens e serviços. Não se baseia estritamente na transferência de propriedade, mas sim na experiência de consumo. Assim, pessoas que possuem recursos excedentes, compartilham-no por um preço muito mais acessível aos demais.
O resultado desse modelo é muito mais eficiente quando pensamos do ponto de vista do tripé da sustentabilidade. Ou seja, possibilita uma distribuição muito mais eficiente, baseada no uso, e a um preço muito mais acessível, diminuindo disparidades sociais. Além disso, é muito mais amigável ao ambiente.
Portanto, a economia compartilhada evita desperdícios e otimiza o uso dos recursos. As principais empresas que lançaram essa tendência foram o Uber e o Airbnb. Hoje em dia, várias startups já aproveitaram essa tendência. No Brasil, temos exemplos como a Enjoei, Yellow e Abertura Simples.
Como empresas podem aproveitar a economia colaborativa
Reduzir custos e praticar um uso eficiente dos recursos são os dois maiores interesses de toda administração. Se fosse para definir um lema da economia do compartilhamento, esses dois ideais seriam os melhores candidatos. Por causa disso, sua empresa pode ter uma ou duas coisas a aprender com essa tendência.
Ainda que sua empresa não preste serviços compartilhados, existem algumas oportunidades para seu negócio, seja ele grande ou pequeno. Identificando recursos excedentes, sua empresa pode compartilhá-los para gerar renda extra e, sobretudo, projetar uma imagem mais positiva e sustentável.
Terceirizar ações menos essenciais e focar nas tarefas mais importantes já era uma tendência da economia moderna. Talvez existam serviços de compartilhamento que sua empresa possa contratar. Poderiam ser serviços de mobilidade, como bicicletas ou mesmo carros compartilhados.
Compartilhando o espaço de trabalho
Coworking é a solução mais econômica para o seu espaço de trabalho. Ao invés de investir em um espaço próprio para sua empresa, uma parceira com um espaço de coworking tem muitas vantagens: mais economia, mais foco nas tarefas essenciais e, por isso, maior faturamento!
O BR.Offices está a par de todas essas tendências e tem o que é preciso para ajudar a sua empresa a crescer! Temos diversos planos, adequados para todo o tipos e tamanhos de negócios e profissionais!
Conheça nossas soluções!