13 Ferramentas de colaboração, produtividade e gestão de equipes

Conteúdos

O avanço da tecnologia da informação trouxe inúmeros recursos para o mundo empresarial. Atualmente, aplicativos de produtividade são extremamente populares entre gestores inteligentes.

Entre suas inúmeras funções, esses aplicativos ajudam a manter o planejamento e as prioridades do dia a dia, a evitar retrabalho e a acompanhar os resultados e a performance do time.

Para equipes que trabalham em coworking, o monitoramento remoto do time é muito importante. Afinal, quanto mais flexível um regime de trabalho, mais importante o acompanhamento dos seus resultados.

Como mencionamos, existem muitas ferramentas desse tipo, cabendo ao gestor avaliar qual é a mais adequada para sua equipe. Cada ferramenta tem vantagens e desvantagens. Estude muito bem cada uma para escolher a melhor para sua empresa!

Vamos a elas!

1. Google Drive

A ferramenta mais usada em colaboração. O Drive possui soluções de desktop e dispositivos móveis, possui integração com inúmeras outras soluções, oferece diversas aplicações diferentes (além de extensões) e, além de tudo, é gratuito.

Com certeza é a melhor ferramenta de colaboração, útil para qualquer time, desde programadores até equipes de marketing. Compartilhar trabalhos é extremamente fácil e apenas requer uma conta gmail.

2. Trello

Trello é uma aplicação grátis, disponível tanto para desktop quanto para dispositivos móveis. Sua interface é intuitiva e oferece diversos templates, sendo extremamente adaptável aos objetivos da sua equipe.

3. Asana

Asana é um dos maiores concorrentes do Trello na categoria de organização de projetos. Com o Asana, você pode enviar notificações, fazer comentários no trabalho dos seus colaboradores, criar equipes e muito mais.

4. IDoneThis

O foco dessa solução está no registro das tarefas diárias e na produção de relatórios automáticos a partir de checklists preenchidos pela sua equipe.

5. Evernote

O Evernote é uma das ferramentas de notas mais populares. Possui um mecanismo de busca muito eficiente para que nenhuma informação se perca na pilha de notas da sua empresa. Possui uma ferramenta muito simples de digitalização.

6. Bitrix

O Bitrix oferece ferramentas para monitorar o tempo, o andamento de projetos e mesmo para o controle de faturação. Pode ser muito útil para freelancers.

7. Notion 

A princípio, o Notion é um bloco de notas. Contudo, com suas mil e uma funções, diversos templates e interface extremamente amigável, o Notion pode se tornar o que o usuário precisar!

8. Figma

É a solução mais popular no design de experiência do usuário, servindo até mesmo para desenvolvimento web. Se sua empresa está desenvolvendo um aplicativo, considere usar o Figma.

9. Slack

Cada vez mais popular, o Slack é uma solução para a comunicação interna na sua empresa. Descolado e descontraído, esse canal permite o compartilhamento de arquivos, separação das conversas por departamento, entre outros.

10. Canvas

Apesar de ser uma ferramenta de design, o Canvas foi feito pensando no público geral. Você pode colaborar com sua equipe para produzir materiais visuais sem precisar de conhecimento avançado em softwares criativos.

11. Jira

Da mesma desenvolvedora do Trello, o Jira é uma plataforma de gestão de projetos para metodologias ágeis (principalmente desenvolvedores e startups).

12. Lucid Chart

Muito útil para construir mapas mentais e organizar informação de modo visual. Pode ser usado para inspirar ou para repassar informação de modo mais prático. Possui uma extensão para Google Docs.

 13. TomatoTimers

O que diferencia esse gestor de tempo dos demais é o fato de estabelecer sprints de 25 minutos e pausas de 5 minutos entre cada. É útil para metodologias de alta produtividade.

Espaços de coworking, como o BR.Offices, são ambientes perfeitos para manter a produtividade do seu time. Temos diversos planos e soluções perfeitas para empresas de todos os tamanhos. Confira!

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