Quando as medidas de isolamento social entraram em vigor, o home office veio como uma das melhores soluções para aliar segurança e produtividade nas empresas. Precisando se adaptar rapidamente a uma realidade em transformação, o trabalho de casa foi a solução mais rápida naquele momento.
Contudo, nem tudo são flores no trabalho de casa. Alguns “mitos” acabaram sendo cristalizados pela população que via nesse modelo uma novidade muito interessante, segura e mais conveniente.
Hoje em dia, alternativas ao trabalho de casa podem se mostrar muito mais alinhadas com os interesses das empresas e o bem-estar dos trabalhadores. Esse é o caso dos espaços de coworking, como o BR Offices, que já consegue oferecer a mesma experiência de conforto e segurança da sua casa no trabalho.
Nesse post, vamos explorar algumas dessas opiniões e mostrar os limites que elas possuem. Leia até o fim!
Os mitos do home office
1. Aumento de produtividade
Muitos detalhes afetam negativamente a produtividade do trabalho em casa. Por exemplo, quem não possui um cômodo dedicado ao trabalho, nem uma internet estável e de alta velocidade, certamente não terá a melhor experiência de trabalho.
Desse modo, a produtividade do trabalho de casa é muito relativa, e depende de variáveis que a empresa não controla. Caso um funcionário tenha piques de luz ou problemas com a internet, não há nada que a empresa possa fazer para contornar o problema.
2. Mais conforto para o trabalhador
Trabalhar de casa, para os que viveram sempre presos a uma rotina tradicional de trabalho, pode parecer um sonho. A aura envolta do home office é que, de casa, tudo é mais confortável. Contudo, a história não é sempre assim.
Muitos trabalhadores que trabalharam de casa na pandemia devem ter se sentido compelidos a trabalhar mais à vontade. Talvez tenham tentado trabalhar de pijama, ou mesmo da própria cama. Esses trabalhadores descobriram rapidamente que essa postura não funciona.
O “conforto” do home office não quer dizer que o espaço está bem adaptado para o trabalho. Na verdade, um bom espaço de trabalho é um espaço feito especialmente para o trabalho. Em casa
3. Economia do tempo dos colaboradores
É claro que o home office tira a necessidade de os colaboradores precisarem se deslocar de casa ao escritório. Isso salva muito mais tempo no da de todos e, a princípio, deixa que os funcionários durmam um pouco mais e que estejam mais dispostos ao longo do horário comercial.
Por mais que isso seja coerente, quando os trabalhadores estão em casa, as pausas são muito mais frequentes. Afinal, quando em casa, funcionários tem mil e uma distrações, ainda mais quando possuem filhos pequenos em casa.
4. É fácil alinhar tudo com reuniões online
Durante a pandemia, muitos trabalhadores se queixam de que a maior parte do tempo da semana é gasto em videoconferências. O trabalho em si, quando a gestão não organiza bem esse tempo, fica em segundo plano.
Isso acontece porque a distância requer mais esforço para alinhar as metas e as tarefas com o time. Mesmo com o avanço das tecnologias de informação, nem todos os funcionários se adaptam bem a todas as ferramentas, e essas longas reuniões acabam sendo necessárias.
Como podemos ver, o home office tem seus problemas. Soluções inteligentes, que aliam a segurança de casa com o dinamismo de um bom espaço de trabalho, já estão disponíveis.
O novo espaço de coworking do BR Offices em Brasília é voltado para dar a mesma experiência de conforto e segurança da sua casa. Um espaço mais amplos e arejado que garante a integridade da sua saúde e bem-estar.
Sempre tomamos todas as medidas sanitárias, como álcool gel, aferição de temperatura e porte obrigatório de máscaras. Por isso, você pode desfrutar de um espaço otimizado para usa produtividade com o mesmo conforto de casa.
Conheça o nosso coworking em Brasília!