O crescimento do Coworking no Brasil

Conteúdos

O conceito de coworking moderno surgiu nos Estados Unidos, em 2005. Ele foi gerado no ambiente de inovação e empreendedorismo do Vale do Silício, em São Francisco. O primeiro coworking se chamava The Hat Factory, e funcionou de modo permanente de 2006 a 2010. Sua missão era acolher os profissionais mais criativos e inovadores, impulsionando as startups da região.

O coworking nasceu como um modo de permitir o trabalho independente de autônomos, criativos e empreendedores. Em 2007, apenas dois anos depois do conceito ter sido originado, já haviam 70 espaços de coworking pelo mundo. Nesse ano, observamos uma expansão impressionante de espaços de coworking em países europeus.

Não é uma surpresa que a expansão dos escritórios de coworking tenha acontecido justo em 2007, o ano em que o smartphone foi lançado. Potencializados pela praticidade e as mil e uma funcionalidades desse aparelho, profissionais autônomos e empreendedores podiam trabalhar de qualquer lugar que contasse com uma rede de WiFi estável e veloz.

Em 2008 já haviam 160 espaços de coworking pelo mundo, inclusive no Brasil. Em 2009, o primeiro livro sobre o assunto foi publicado. Entitulado “I’m Outta Here: How Co-Working is making the Office obsolete” (ainda não traduzido para português), o livro contava a história recente do conceito de escritório compartilhada, prevendo como o coworking revolucionária o espaço do trabalho.

A história do Coworking no Brasil

No Brasil, o primeiro coworking surgiu apenas em julho de 2008, em São Paulo. Foi o The Hub (atual The Impact Hub), uma filial de uma rede londrina de escritórios compartilhados. Meses depois, surge o Ponto de Contato, também em São Paulo. Esse foi o primeiro espaço de coworking realmente brasileiro aberto no país. Começou timidamente, com apenas 16 posições.

Em 2009, seria criado o Fórum de Discussão sobre Coworking, um website brasileiro onde todos podem discutir as tendências do coworking no país. No mesmo ano, é aberto o primeiro espaço de coworking do Rio de Janeiro por Cadu de Castro Alves. É ele quem sugere a comemoração do Coworking Day em 9 de agosto, o que é aceito pela comunidade internacional em 2010.

O ano de 2012 assistiu a um novo marco do coworking brasileiro. Surge o coworkingbrasil.org, que ainda hoje mantém sua posição como principal veículo de notícias e de divulgação da cultura coworking no Brasil. Em 2015, o Coworking Brasil realizou o primeiro censo da situação dos espaços compartilhados no Brasil, apontando 238 espaços em território nacional.

 O último censo divulgado, em 2019, já aponta a existência de 1.497 coworkings no Brasil. Os espaços estão espalhados por 195 municípios e por 26 unidades federativas. Em relação a 2018, o crescimento foi de 25% no número de espaços, o que é impressionante para apenas um ano. Muitos coworkings amadurecem nesse período, com aumento de lucratividade e faturamento.

Conclusão

Coworking não é apenas uma indústria. É uma cultura. Seu espírito significa inovação, criatividade, dinamismo, acolhimento e, principalmente, adaptação ao futuro. Flexibilidade, colaboração e comunidade são os combustíveis que movem o trabalho dos coworkers no Brasil e no mundo.

O BR.Offices, com mais de 20 anos no mercado imobiliário, está na vanguarda da cultura coworking. Nossos espaços colaborativos estão entre os primeiros abertos em Brasília e em Goiânia. O BR.Offices é um líder do mercado de escritórios compartilhados no Centro-Oeste.

Esteja à frente do seu mercado também! Aproveite as oportunidades do coworking para crescer fazendo parte de uma comunidade dinâmica e inovadora!

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