O ano de 2020 trouxe mudanças para o mundo do trabalho. Tendências de flexibilização, de home office e trabalho remoto criaram uma corrida para que os profissionais se adaptem a esses novos regimes sem perder produtividade. No caminho, contudo, muito do bem-estar no trabalho ficou para trás.
Nesse post, vamos mostrar como parar para refletir sobre essas mudanças e recuperar a atenção para sua qualidade de vida no trabalho. Afinal, não vivemos para trabalhar: trabalhamos para viver. E se tem algo que não pode vir em segundo, é o seu bem-estar e a sua saúde mental.
Veja abaixo os principais tópicos que você precisa levar em conta para manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
1. Aprenda a gerenciar seu tempo
Em regimes flexíveis ou remotos, você deverá aprender a gerenciar seu tempo por conta própria. Você deverá pensar como profissionais autônomos. Esses, que não possuem supervisores nem têm sua produtividade monitorada, são especialistas em manejar seu próprio tempo.
No caso de colaboradores de empresas, sua produtividade é monitorada. Assim, a janela de liberdade é menor. Contudo, em home office e regimes mais flexíveis, você tem muito mais liberdade. Isso pode ser bom ou ruim. O importante é saber gerenciar seu próprio tempo: não trabalhe demais nem de menos!
2. Defina suas prioridades pessoais e profissionais
Nem toda vida pessoal é lazer. Temos muitas tarefas burocráticas para realizar, consultas médicas, visitas familiares, cuidados com nossos parceiros ou nossos filhos, entre outros. Atualmente, como o tempo profissional e pessoal estão se sobrepondo, você precisa saber melhor suas prioridades.
Isso significa que ao invés de fazer duas listas, você deve fazer uma única lista com as tarefas do seu trabalho e da sua vida. Não caia na tentação de colocar todas as obrigações profissionais acima, muito menos o contrário. Você deverá medir a urgência de cada tarefa, profissional ou pessoal, numa única régua.
É uma tarefa difícil, mas vai te ajudar a encontrar mais equilíbrio entre sua profissão e a sua vida. Por exemplo, no seu top 10, não permita que a maioria seja apenas uma ou outra. Um bom equilíbrio é 60% de uma e 40% de outra. O ideal, é claro, é que você consiga dividi-las meio a meio, o que nem sempre é possível.
3. Estabeleça um método próprio de produtividade
Outra coisa que você pode aprender com os freelances é o uso de uma metodologia própria de produtividade. Em regimes flexíveis, seus resultados valem mais do que a quantidade de horas que você trabalha. Logo, buscar realizar mais em menos tempo é o objetivo mais racional que você pode ter.
Para isso, use as duas dicas anteriores para entender como você funciona como profissional. Entenda o que você pode fazer e quanto tempo você precisa para cada tarefa. Sabendo disso, entenda quais horas do dia você tem melhor performance. Com isso em mãos, fica mais fácil planejar-se!
4. Guarde tempo para ser improdutivo
Tempo improdutivo não é só tempo de lazer pessoal. Como vimos, sua vida pessoal pode ser tão exigente quanto sua vida profissional. Tempo improdutivo é um tempo que você guarda estritamente para não fazer nada. Ou seja, para se desligar tanto das tarefas pessoais quanto das obrigações do trabalho.
Certifique-se que você possui um tempo guardado para você. Para deitar no seu sofá e não fazer nada. A improdutividade desse momento é o que garantirá a produtividade das suas horas úteis.
Clientes do BR.Offices estão extremamente satisfeitos com a experiência do trabalho nos nossos espaços compartilhados. A qualidade do seu trabalho e a sua saúde mental está entre nossas prioridades!
Conheça mais sobre nossos serviços!