Como proteger seus arquivos e dispositivos móveis usando o Windows Bitlocker

Conteúdos

A confidencialidade das suas informações deve ser uma prioridade se você frequenta escritórios colaborativos, ou mesmo se tem o costume de trabalhar em locais públicos.

Espaços como coworkings são frequentados por muitos profissionais e empresas. Você não sabe quem pode acabar vendo os arquivos que você esqueceu em um computador, ou quem pode encontrar o pendrive esquecido em sua estação.

Por esse motivo, uma boa prática é proteger todos os seus dispositivos de armazenamento externo com senhas. É uma tarefa simples que evita muitos problemas complexos.

Com isso, você pode controlar quem tem acesso aos arquivos e informações da sua empresa. Evita-se, assim, o vazamento de dados confidenciais caso se esqueça ou perca esses aparelhos.

A BR.Offices leva muito a sério a segurança da informação nos nossos escritórios compartilhados. Para você trabalhar com conforto e sem preocupações, sugerimos proteger todos os seus dados com senhas e manter cópias dos seus arquivos mais importantes em outros dispositivos.

Abaixo, vamos mostrar um tutorial de como usar uma solução nativa do Windows para proteção de pastas e dispositivos móveis, o Bitlocker. É uma solução que apenas está disponível para Windows Pro, Education ou Enterprise.

Se a sua versão é o Windows Home, você ainda pode usar outras formas de proteger suas pastas, pendrives e HD externos com senhas.

Passo a passo para usar o BitLocker

Com o Bitlocker, Você pode encriptar unidades removíveis (e até mesmo unidades instaladas no seu PC, como seu HD interno) pelo Windows. 

Se seu computador possui Windows Pro, Education ou Enterprise, você pode encontrá-lo digitando “bitlocker” na aba de pesquisar na barra inferior do seu sistema. Você deve encontrá-lo facilmente também indo em Configurações e, em seguida, em Sistema e segurança

Uma vez clicando na opção, uma janela com suas unidades de armazenamento surgirá. Selecione a que você pretende criptografar. Clique em Ligar Bitlocker e, na janela que abrirá, selecione a caixa Usar uma senha para bloquear essa unidade. Digite sua senha duas vezes e clique em Avançar.

O Windows te dará a opção de salvar um backup para sua senha, caso você a esqueça. São quatro opções: salvar em um arquivo, imprimir, salvar em uma unidade flash ou até mesmo salvar na sua conta da Microsoft. Escolha a que você achar mais conveniente.

Caso escolha salvar em um arquivo, não cometa o erro de salvá-lo no próprio disco que está sendo encriptado. Se o fizer, não poderá acessar a senha quando esquecê-la.

Na próxima etapa, você poderá escolher qual parte do seu disco será encriptado. Você pode encriptar todo o disco ou apenas a parte usada. O programa já te mostrará quais os casos em que você deve optar por cada um das opções: se o seu dispositivo for novo, escolha criptografar apenas a parte usada.

Para dispositivos já em uso, a opção de criptografar a unidade inteira é útil para encriptar os arquivos já excluídos. Assim, eles são protegidos e você ainda pode recuperá-los caso necessite.

Em seguida, você deve decidir qual o modo de criptografia usar, o que depende se a unidade a ser criptografada é removível (externa) ou fixa (interna). Em seguida, confirme que você está pronto para criptografar seus dados clicando em Iniciar criptografia. O processo poderá levar algum tempo.

Após isso, seu dispositivo já estará encriptado e suas informações estão mais seguras. Para garantir a segurança definitivamente, ensine a toda a sua equipe como proteger seus dados compartilhando esse post com todos.

Agora que já garantiram a segurança de seus dados, já podem trabalhar em um coworking tranquilamente.

Não deixe de conhecer as soluções do BR.Offices!

Compartilhe esse conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Veja mais conteúdos

Podemos te ajudar?