Os efeitos do home office na produtividade mostram que, em curto prazo, os trabalhadores notaram tão ou mais produtivos remotamente do que trabalhando na sede da empresa.
Porém, o ambiente doméstico nem sempre é o mais adequado para a execução das atividades profissionais, até mesmo por uma questão de estrutura.
Destacamos 2 efeitos do home office na produtividade das empresas, conforme constatado no estudo realizado pela Fundação Dom Cabral e pelo Talenses Group.
Necessidade de adaptação dos espaços domésticos.
47% dos respondentes da pesquisa comentaram que têm um cômodo da casa exclusivo para o trabalho. No entanto, 38% afirmaram trabalhar em um espaço não destinado para essa atividade, como o quarto, a sala ou a cozinha.
Além disso, 12% dos entrevistados disseram que variam entre os cômodos durante o dia. Isso demonstra a necessidade que as pessoas tiveram para adaptar o trabalho para os seus lares. Para contornar essa situação, o uso de espaços exclusivos para as atividades profissionais, como o coworking, é uma ideia que deve ser pensada para que tenha mais produtividade.
Crescimento do risco de desalinhamento
20% dos respondentes da pesquisa disseram que não fazem pausas ao longo do dia, por exemplo. Já sobre o horário de almoço, 32% comentaram que descansam por menos de uma hora.
Se o colaborador não for organizado, o home office pode confundir as rotinas e o trabalho se estender por mais horas do que o esperado. Isso não é recomendado, tendo em vista que pode causar doenças psicológicas, como a síndrome de Burnout.
Para muitos trabalhadores, a rotina de sair para ir ao trabalho possibilita hábitos mais saudáveis do que o home office.
A produtividade não cai com equipes trabalhando a
distância
Muitas pessoas têm a falsa ideia de que é difícil manter uma boa comunicação entre as equipes que não compartilham o mesmo espaço físico. A pesquisa sobre efeitos do home office na produtividade comprovou que isso não passa de mera impressão ou desconhecimento.
Em uma escala de 0% a 100%, os respondentes que trabalham em uma equipe com mais de seis pessoas disseram que tem uma produtividade média de 73%. Já para quem trabalha sozinho o índice é de 67%.
É bem provável que a alta produtividade do trabalho em equipe aconteça porque as trocas pessoais são possibilitadas, por meio de aplicativos mensageiros, sistemas de gestão na nuvem e videoconferências.
Para facilitar a rotina de quem precisa se reunir ou realizar demandas que exigem concentração, a BR.Offices Coworking e Escritório Virtual disponibiliza espaços para reuniões e estações de trabalho.
Conheça mais sobre a BR.Offices Coworking e Escritório Virtual e veja as vantagens de trabalhar com flexibilidade e segurança em um espaço pronto para o seu negócio.