A gestão de pessoas é um dos principais aspectos que impacta os resultados de uma empresa. Afinal, o produto ou serviço de um negócio pode ser o melhor do mundo, mas sem um bom time para atender clientes, realizar vendas, gerir o marketing e sobretudo para inovar, a empresa não vai longe.
Espaços de coworking podem trazer muitos benefícios, como melhorar seu relacionamento com clientes, impulsionar o networking da sua marca e inspirar mais produtividade no seu time. Contudo, a gestão das suas equipes em um espaço de coworking tem desafios particulares, diferentes do escritório privado.
Por isso, empresas que desejam fazer a transição de um escritório privado para um escritório compartilhado devem atentar para certos detalhes na hora de preparar seu time para o coworking.
Nesse post, vamos passar as dicas básicas para adaptar seu modelo de gestão aos espaços compartilhados. Assim, seu time e sua empresa não vão perder produtividade e poderão aproveitar o melhor que o coworking tem a oferecer.
7 Dicas para adequar a gestão de times no Coworking
1. Foco redobrado nas prioridades
Planejamento é o ingrediente secreto de toda gestão. Em espaços de coworking, isso não deixa de ser verdade. O que muda é que você precisará definir as prioridades do seu time com duas vezes mais clareza.
O dinamismo do espaço e a flexibilidade que ele permite tornarão mais fácil se desviar do planejamento inicial (o que não necessariamente é ruim). Em outras palavras, a necessidade de adaptação será mais frequente. Por isso, seu time precisa conhecer suas prioridades muito bem estabelecidas.
2. Salas privativas ou estações compartilhadas?
Entenda a dinâmica do seu time para entender qual ambiente compartilhado é o melhor. Salas privativas são adequadas para equipes que precisam de menos distrações e de mais sinergia entre si. Estações compartilhadas, por sua vez, podem trazer mais inspiração e criatividade para cada um individualmente.
3. Aproveite o que espaço tem a oferecer
Bons espaços de coworking oferecem muito mais do que apenas estações de trabalho. Cafés, refeitórios, lounges, varandas com vistas inspiradoras e até a localização privilegiada do escritório podem ser recursos para enriquecer a gestão do seu time e deixar seus colaboradores motivados.
4. Evitar distrações é muito mais importante em coworkings
Mais dinâmicos e diversos, os coworkings podem trazer mais distrações. Para inspirar sua equipe sem correr o risco de distraí-los, peça para deixarem os celulares desligados, controlarem as pausas ou idas à cafeteria, entre outros.
5.Troque experiências com outros gestores
Em espaços de coworking, você encontrará muitos outros profissionais na mesma situação que você. É a oportunidade perfeita para ter acesso às experiências em primeira mão! Por isso, faça networking!
6. Foque nos resultados e não nas horas de trabalho
Escritórios compartilhados oferecem a possibilidade de gerenciar seus resultados de forma flexível. Muitos, como o BR.Offices, funcionam 24 horas, o que pode ser interessante para dar flexibilidade para seus colaboradores.
Caso sua empresa opte por isso, mude seus indicadores de performance para focar mais nos resultados, e não nas horas trabalhadas de fato. Assim, você estará medindo a qualidade do trabalho e não apenas a sua quantidade.
7. Aproveite o clima do coworking para repassar feedback mais frequentemente
Coworking tendem a ser mais descontraídos. Use isso ao seu favor para aproximar-se dos seus colaboradores e repassar feedbacks com mais frequência. Aproveite espaços como os lounges e a cafeteria, para manter diálogos mais próximos e amigáveis com sua equipe.
O BR.Offices é um espaço de coworking pensado para a produtividade e a satisfação da sua equipe. Conheça nossas soluções!