Como garantir a saúde mental e o bem-estar dos seus colaboradores

Conteúdos

Atualmente, uma empresa é tão boa quanto seus recursos humanos. Vivendo numa economia cada vez mais dinâmica e competitiva, adaptação e inovação são chaves para a sobrevivência de um negócio. Apenas o seu pessoal pode entregar essas vantagens com seu talento e criatividade.

Potencializar o capital humano do seu negócio é um desafio que requer empatia, análise, tecnologia e, claro, atualização. As tendências do RH para os próximos anos apontam para mais autonomia desse departamento, para a transformação digital dos processos e mesmo para a autogestão dos colaboradores.

Nesse post, vamos focar em como sua empresa pode cuidar da saúde mental e do bem estar dos seus colaboradores. Esse cuidado não apenas vai melhorar a satisfação dos seus colaboradores, mas principalmente sua produtividade. Afinal, o objetivo de toda gestão é maximizar seus resultados e faturamento.

Flexibilidade e colaboração

Regimes flexíveis, sejam remotos ou presenciais, focam na entrega final e não na quantidade de horas trabalhadas. Feito do modo certo, a flexibilidade remove um grande componente de estresse dos seus colaboradores e foca no mais importante: o resultado.

Permita que esses resultados sejam perseguidos por mais de um colaborador. Quando uma pessoa não é a única responsável por um objetivo, ela se torna menos estressada. Além disso, todos os responsáveis estarão propensos a monitorar a performance um do outro.

Defina prioridades com muita clareza

Talvez um dos maiores medos em relação à flexibilizar seu ambiente de trabalho seja a perda de produtividade. Isso é um temor um pouco retrógrado, já que muitas empresas chegaram onde estão hoje precisamente porque criaram ambientes de trabalho mais flexíveis e até mesmo descontraídos.

    Esse é o caso da grande maioria das startups de tecnologia e sobretudo de gigantes como o Google e o Facebook. Ainda que seu negócio não se pareça com esses, pode aprender com seus métodos inovadores. Para elas, o foco é a definição clara de prioridades, prazos e expectativas.

    Em outras palavras, os resultados vêm em primeiro lugar. Para chegar a eles, o colaborador pode usar o meio que mais lhe convier, desde que o alcance! Defina as prioridades de cada semana ou mês com clareza redobrada para deixar que seus colaboradores exerçam o seu melhor para chegar até lá.

    Comunicação clara e alinhamento de expectativas

    Nada é mais importante para manter a sinergia do seu time do que criar um canal de comunicação de mão dupla. Todos precisam expressar suas ideias de modo livre e seguro, independente do lugar hierárquico que ocupam. Isso cria condições para que a criatividade e a inovação do seu time apareçam!

    Além disso, alinhar as expectativas com seu time torna-se muito mais fácil quando existe a possibilidade de um diálogo mais sincero.

    Acompanhe a saúde mental do seu time

    Fazer entrevistas periódicas com seus colaboradores é uma ótima forma de monitorar seu bem-estar. Não tenha medo de saber o que eles realmente pensam da sua empresa e do seu ambiente de trabalho. Quanto mais sinceridade entre as partes, melhor a troca.

    Crie uma cultura mais amigável na empresa

    Happy hour, pausas programadas e espaços confortáveis são recursos que deixam as horas de trabalho mais descontraídas. Criar uma cultura mais amigável permite que o colaborador se sinta acolhido na empresa, e não apenas empregado.

    Espaços de Coworking têm as condições perfeitas para criar um ambiente dinâmico, focado na satisfação e no bem-estar das suas equipes!

    Venha conhecer mais sobre os espaços e as soluções do BR.Offices!

    Compartilhe esse conteúdo

    Facebook
    Twitter
    LinkedIn
    WhatsApp
    Email

    Veja mais conteúdos

    Podemos te ajudar?