Home Office e Flexibilização: qual a melhor opção para o seu time?

Conteúdos

Apesar de ter sido bem recebido no início de 2020, no início da pandemia do novo coronavírus, o regime de home office provocou certa frustração nos profissionais ativos do mercado. Ainda que atrativo pela evasão do trânsito e pela economia nos custos de alimentação, a maioria dos colaboradores não estavam preparados para o trabalho domiciliar.

A melhor alternativa ao home office, contudo, não é o retorno ao escritório. O modo como usamos o espaço de trabalho nunca mais será o mesmo. Por isso, a tendência que mais crescerá nos próximos anos é o trabalho flexível e o regime misto. Ambos permitem manter os benefícios do home office ao mesmo tempo que evitam suas inconveniências.

Leia esse post até o final para decidir qual o melhor regime para sua equipe!

As desvantagens do Home Office

Já destacamos os efeitos do home office na produtividade das empresas, apontando que nem sempre essa experiência foi tão positiva quanto desejada. Nem todo colaborador tem um espaço doméstico otimizado para a concentração exigida pelo trabalho.

Por exemplo, pesquisas apontam que, em 2020, apenas metade dos lares brasileiro possuem internet, e que em cinco anos essa taxa crescerá em apenas 10%. Comparado com países desenvolvidos, essa taxa não impressiona. Na Alemanha, 95% dos lares já possuíam internet em 2019.

Mesmo assim, em setembro de 2020, cerca de metade dos profissionais brasileiros afirmaram que prefeririam continuar no regime de home office mesmo após a pandemia. Esse dado indica a satisfação pela parte dos colaboradores, mas não necessariamente ganhos de produtividade.

A mesma pesquisa apontou que um quarto deseja manter um regime misto no futuro, com a possibilidade de trabalhar tanto de casa como da sede da empresa. Apenas 10% respondeu que preferiria o trabalhar só da sede: um indicativo de que a distribuição do espaço do trabalho será bem diferente de antes da pandemia.

O que é o trabalho flexível?

A flexibilização do trabalho vai muito além da opção entre home office e escritório. Ela significa toda uma estratégia de gestão diferente, e muito mais focada em resultados concretos.

Trabalho flexível é um regime que dá margem ao colaborador para optar pelo horário de trabalho, pela distribuição da sua jornada na semana e pela localização de onde efetuará suas atividades. A gestão dos colaboradores é feita não por carga horária, mas por índices de performance.

Assim, percebe-se imediatamente que o regime flexível é voltado não pela dedicação do tempo, mas pelo quê de fato o colaborador entrega ao final de cada período. É uma opção de gestão focada totalmente na produtividade do seu time, que permite avaliá-la e melhorá-la independente da carga horária efetiva.

Flexibilizar o espaço e o tempo de trabalho é a tendência do mercado

Além da flexibilização da jornada de trabalho, o espaço também é outro aspecto que vem sendo flexibilizado. Cada vez mais empresas optam por levar suas equipes de colaboradores a espaços de coworking. 

O BR.Offices oferece localizações estratégicas, perfeitas tanto para a mobilidade dos seus colaboradores quanto dos seus clientes. Nossas dependências, em localizações privilegiadas, também foram desenhadas para inspirar mais produtividade e conforto.

Optar pelo espaço colaborativo permite terceirizar a adequação dos escritórios à nova realidade da pandemia, facilitando a gestão da sua empresa. Espaços de coworking estão melhor equipados para prevenir o contágio pelo covid-19. Assim, sua empresa foca no essencial. 

O espaço de coworking do BR.Office tem opções incríveis para a gestão das suas equipes. Nossos escritórios são acessíveis 24 horas por dia, perfeito para regimes de trabalho flexível.

Conheça nossas unidades em Brasília e em Goiânia!

Compartilhe esse conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Veja mais conteúdos

Podemos te ajudar?